sexta-feira, 27 de março de 2009

Huánuco, Peru



Coordenadas: 09°55’ S, 76°13’ W

Localização: Departamento de Huánuco, Peru

População: 170.588

Altitude média: 1896 m

Economia: Cultivo de frutas, café, coca e cana-de-açúcar, criação de animais montanheses.


Huánuco é uma cidade do Peru, localizada em um vale na Cordilheira dos Andes. Localiza-se às margens do rio Huallaga, perto do começo da vegetação da Floresta Amazônica. Sendo uma das mais antigas colônias no Peru, possui 14 igrejas e uma importante história católica, decorrente da origem espanhola dos colonizadores. A colonização deixou muitas construções históricas na cidade, como a ponte Calicanto, grande ponto turístico da cidade. Existem várias hipóteses para a origem do nome Huánuco, envolvendo tanto os Incas quanto os espanhóis.

Possui um clima muito agradável e é conhecida por este fato. Os moradores da cidade são muito orgulhosos dela por causa disso, e a apelidam de “Cidade da eterna Primavera”, pois a temperatura média é 24ºC, e varia apenas entre 21ºC e 30ºC de acordo com a estação. A região dos arredores da cidade tem altitude muito variável, indo de 200 m até mais de 6 mil metros, fazendo com que o clima e vegetação sejam bem variáveis. A floresta Amazônica fica próxima, sendo que alguns rios das montanhas próximas deságuam na mata.

Suas produções de frutas incluem mamão, laranja e banana, e também são importantes as produções de café, cana e coca, típico produto nas grandes altitudes andinas. A criação de lhamas, guanacos e porcos-da-índia é comum na região, costume herdado das épocas mais antigas dos Incas.


Um pouco de história:

A cidade foi fundada pelo conquistador espanhol Gomez de Alvarado em 1539, na cidade inca de Yarowilca, com o nome oficial de "La muy noble y leal ciudad de los Caballeros de León de Huánuco". A cidade ficou sob governo de Francisco Pizarro, mas em 1541, após o erguimento das primeiras casas, Pizarro foi assassinado por ataques indígenas do exército yarowilka comandado por Illa Túpac. A cidade foi então movida para o local atual, no vavle do Huallaga, sob liderança de Pedro de Puelles. Ao longo do tempo, a cidade cresceu muito por causa das minas de prata. No entanto, as guerras peruanas no século XIX, pela independência e contra o Chile trouxeram muitos danos à cidade.


Curiosidades:

A Ponte Calicanto, ponte muito famosa que atravessa o rio Huallaga e liga Huánuco a Tingo Maria, foi construída usando areia, pedras, cal e clara de ovo. Os espanhóis usaram uma liga que levava clara de ovo nas construções de suas colônias, antes de ser substituída pelo cimento. Seu nome vem de "cal y canto", referência ao cal e ao canto (pedras) que serviam de material para a construção.


Fotos: Vista panorâmica, Vista da região, Igreja local, outra Igreja local, Paisagem na cidade, Construção colonial.


Saiba mais:

http://www.huanucoperu.com/

http://es.wikipedia.org/wiki/Huánuco


3 comentários:

  1. Que legal seu blog, Wagner! Meu irmão que me passou...
    Quanta informação vc consegue achar mesmo sobre essas cidades perdidas, hein? ahahha
    As fotos também são de qualidade...

    Boa sorte com o blog!

    Bjs, Iaci

    ResponderExcluir
  2. Linda cidade deve ser bom morar em Huãnuco

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Para quem conhece a cidade, pessoas hipertensas costumam ter problemas da saúde em Huãnuco? Minha filha talvez passe tres anos nesta cidade e sou hipertensa. Quero saber quais os riscos em termos de saúde.
    Obrigada

    ResponderExcluir