terça-feira, 24 de março de 2009

Bida, Nigéria



Coordenadas: 09°04’N, 06°00’E

Localização: Estado de Níger, Nigéria

Bioma: Savana

População: 178.840

Economia: Agricultura de cereais, cana-de-açúcar, criações de animais e artesanatos em vidro e latão.


Bida é uma cidade localizada na Nigéria, sendo a segunda maior cidade do estado de Níger. A cidade é um Emirado, e seu chefe é chamado de Etsu Nupe, resultado da tradição das etnias existentes na região, originalmente habitada por povos Nupe, que mantiveram sua cultura, mas se tornaram adeptos do islamismo, passando a seguir as leis islâmicas. É habitada fundamentalmente pelos Fulas e pelos Hausa.

Foi sede do Império Nupe, que abrangeu grande região ao redor, que hoje em dia é dividida em distritos e governada pelo Governo Local de Bida, uma subdivisão dos governos estaduais nigerianos. O Governo Local de Bida abrange uma região com 8 distritos e cerca de 96 vilas dentro deles. A cidade possui 3 palácios reais e uma grande mesquita. Algumas outras mesquitas foram construídas pelos islâmicos, que são maioria, apenas alguns Nupe ainda seguem religiões tradicionais.

A cidade é cruzada pelo rio Bako e geólogos suspeitam da existência de petróleo na região da cidade. Fica em uma região muito seca, limite entre as florestas chuvosas e o deserto, onde predomina a savana. Nas estações chuvosas, a região recebe muita seca, mas também conta com estações secas e muito quentes.

Sua importância histórica tornou a cidade um grande centro de difusão cultural e comercial. Os mercados da cidade são famosos por seus tecidos, vidros e utensílios de latão. A existência de quartzo na região incentiva a fabricação de artigos de vidro. A cidade também conta com um famoso festival que ocorre em algumas cidades africanas, o Festival Durbar, que inclui rezas, paradas e desfile do Emir. Por causa do grande mercado existente e do festival, a cidade é grande atração turística no país.

A maior parte da população se ocupa da agricultura, produzindo cana de açúcar, arroz, sorgo, milhete e cacau. O bom desenvolvimento da agricultura na região levou até à criação de um instituto para pesquisas com cereais em uma cidade vizinha (Badeggi).

A cidade possui um bom estágio social relativo às cidades africanas, contando com um moderno mercado, hotéis, estádio, eletricidade, água encanada, telecomunicações, TVs e rádios. Possui também um bom número de escolas primárias, secundárias e terciárias, abrigando a Federal Politécnica, Centro Federal de Medicina e uma Escola de Enfermagem.


Um pouco de história:

As origens da cidade datam do século X, na região onde existiam tribos Nupe. O governante da cidade era chamado de Etsu Nupe. Em 1805, com a invasão dos soldados muçulmanos das tribos Fula, foram dominados e convertidos ao islamismo. Em 1856, a cidade virou capital do império Emirado Nupe, governada por um Etsu Nupe originário de tribos Fulas. Em 1870, os britânicos vieram para Bida, e em 1897 a cidade foi rodeada pelo exército, que na época já dominava maior parte da Nigéria, e então tomada como parte da colônia britânica. O governo britânico começou em 1901, e a partir desta época passou a funcionar o Governo Local de Bida. Depois que o governante britânico morreu, a linhagem Etsu continuou conforme os Fulas a determinavam (escolhidos de acordo com a inteligência e carisma). O governante atual é o Etsu Nupe Alhaji Yahaya Abubakar, o 13º Etsu da tribo Fula. Os Etsu’s atualmente agem mais como conselheiros e têm significado simbólico.


Curiosidades:

Um homem da cidade ficou famoso por ter se casado com 86 mulheres, tendo com elas mais de 170 filhos. Islâmicos radicais do país o perseguem e querem puni-lo com pena de morte.

Notícia


Fotos: Artesanato de Latão, Acampamento Fula nos arredores, Palácio do Emirado, Pôr do sol, Federal Politécnica.


Saiba mais:

http://www.nyscbida.5u.com

http://www.mapsofworld.com/nigeria/cities/bida.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Bida

http://en.wikipedia.org/wiki/Nupe

http://en.wikipedia.org/wiki/Fulani


Um comentário: