sábado, 11 de abril de 2009

Nundle, Austrália



Coordenadas: 31°27’S, 151°07’E
Localização: Concelho Regional de Tamworth, Condado de Parry, estado de Nova Gales do Sul, Austrália
Clima: Temperado
Elevação: 609m
População: 289
Economia: Gado ovino e bovino, madeira e trigo
Língua: Inglês
Origem do nome: Provavelmente do aborígene, significando “boca”.

Nundle é um pequeno vilarejo ao pé da Cordilheira Australiana, localizado em uma região histórica de mineração. Por sua origem, possui várias construções antigas, algumas mantidas como patrimônio nacional. Ela teve origem com os mineiros que vieram atrás do ouro e acabaram se estabelecendo no local, e hoje em dia, com uma pequena população, vive da criação de animais e da produção de lã.
A vila mistura a paz de um vale cercado por montanhas com um clima histórico.
Apesar de não possuir mais produção intensa de ouro, ainda é conhecida por suas propriedades minerais. Além dos poucos filetes que restam de ouro, é uma das melhores áreas do país para extração de cristais, além de pedras como zircão, jasper verde e safiras. A visita turística da exploração mineral é encorajada, principalmente durante festivais na cidade. Existe um famoso na cidade, feito sempre na época da páscoa, o “Go For Gold”, que além de apresentar danças e acrobacias chinesas, por causa da parcela da população que se originou dos mineradores chineses, também conta com atividades como aprender a minerar ouro.
Em 2001 foi aberta na cidade uma fábrica têxtil que utiliza a lã produzida nas fazendas locais, utilizando máquinas antigas e históricas e produzindo novelos coloridos, feita de forma a se tornar peculiar, servindo de atração turística e convidando os visitantes a assistir o dia-a-dia da produção.
A cidade é cortada pelo rio Peel, onde existe a barragem Chaffey, sendo um lugar muito procurado por pescadores. Próximo de lá existe a vila mineira de Hanging Rock, de valor histórico, abrigando cemitérios de mineiros e uma bela vista da região, pois está no alto de uma montanha com visibilidade para o vale Nundle.

Um pouco de história:
Nundle foi estabelecida quando ouro foi descoberto em Hanging Rock, em 1852. Neste ano vieram 300 mineradores, da Europa, Califórnia e da China, em busca de ouro nas montanhas. A terra antes pertencia à Companhia Australiana de Agricultura, que cogitou vender a região, mas com a descoberta de ouro acabou por fundar uma companhia de mineração no local. Em 1882 foi construída uma Igreja Metodista Primitiva. Logo uma escola foi construída e em 1885 Nundle já foi declarada como “vila”, sendo este o ano de fundação. Em 1941 a eletricidade chegou à cidade e em 1979 foi criada a barragem de Chaffey.
Em 2001, a construção da fábrica de beneficiamento da lã na cidade foi importante, gerou empregos e arrecadou dinheiro para a cidade, que hoje vive de suas fazendas e conta com razoável visita turística.

Curiosidade:
Em 2008, ecologistas encontraram em Nundle uma Euphrasia arguta, planta florida que era considerada extinta e foi vista pela última vez apenas em 1904. É um dos interessantes e raríssimos casos em que se acha um indivíduo de uma espécie presumidamente extinta. Especialistas supõem que o controle das queimadas australianas tenha permitido à planta se desenvolver novamente.





Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário