Coordenadas: 56°47’N, E118°16’E
Localização: Raion (distrito) Kalarski, krai Zabaykalsky (antigo Oblast Chita), Rússia
Bioma: Taiga
Clima: Sub-ártico
Língua: Russo
Origem do nome: Новая Чара (russo). O nome vem do rio Chara que passa pela vila. Esse nome em russo significa “charme”, “encanto”.
Economia: Vive do funcionamento da estação ferroviária da BAM e da mineração nos arredores.
Novaya Chara é um assentamento urbano localizado no sul da taiga siberiana, na Rússia. Chama-se assentamento urbano porque era assim que a União Soviética denominava as localidades intermediárias entre as cidades grandes e as habitações rurais. O lugar tem o tamanho de uma localidade rural, porém não depende da agricultura e tem instalações urbanas. Novaya Chara fica às margens do Rio Chara, entre a cordilheira Stanovoy e as montanhas Kodar.
A única atividade econômica real se dá em torno da linha férrea que passa pela cidade, pertencente à BAM (Baikal Amur Mainline), que atravessa a Rússia. Além disso, Novaya Chara fica em uma região de abundância mineral, porém a exploração das minas ainda não é muito boa, mas esforços estão sendo feitos para desenvolvê-las, como a manutenção dos trilhos das minas, antes abandonados.
As importantes minas próximas incluem Chineyskoye, o maior depósito russo de titânio e mundial de vanádio, bem como Katuginskoye, importante mina de metais de terras raras. Também há depósitos de antrácito, além da charoíta, uma gema lilás que só é encontrada na região. A abundância de gemas na área traz muitos comerciantes de pedras e jóias para a região.
Como a cidade fica na rota da BAM, que liga as duas pontas da Rússia paralelamente à linha Trans-Siberiana, muitos turistas passam pela cidade e visitam as montanhas Kodar e o deserto Charskey, sendo incluída em roteiros turísticos pelo país e trazendo assim certa renda para a cidade.
Um pouco de história:
O assentamento foi fundado em cerca de 1980, por causa da construção da Baikal Amur Mainline, perto da antiga vila de Chara, nomeada assim por causa do rio próximo. A estação foi construída em 1981, por trabalhadores da República Cazaque, quando a URSS ainda existia. As brigadas Komsomol (trabalhadores jovens) ficaram responsáveis por parte da construção dos trilhos.
O tráfego regular de trens começou em 1988. Porém, a conclusão da BAM não trouxe o desenvolvimento esperado para a área, e com a crise econômica soviética no final dos anos 80, cerca de metade da população, que era cerca de 8 mil, deixou o lugar. Hoje em dia pouco mais que 4 mil pessoas moram na cidade, que restou como parada a viajantes da linha férrea.
No passado a União Soviética promoveu a exploração de minas próximas da região, incluindo a que gerou o Gulag de Marble Canyon. Os gulags eram lugares remotos para onde a URSS enviava prisioneiros para trabalhar, nesse caso nas minas de urânio da região, para ajudar no programa nuclear russo. Em Novaya Chara existe um museu histórico com exposições sobre esse gulag.
Curiosidade:
Próximo da vila de Novaya Chara, atravessando o rio, existe um deserto de cerca de
Fotos: Estação, Trilho da BAM, Trilhos, Monumento aos 25 anos da vila, Mapa da região, Vista aérea, Charskey Sands.
Saiba mais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Novaya_Chara
http://en.wikipedia.org/wiki/Baikal_Amur_Mainline
Nenhum comentário:
Postar um comentário